Praia, montanha ou os dois? Dicas pra não ficar na dúvida

Praia, montanha ou os dois? Dicas pra não ficar na dúvida

626 417 Blog do Costão do Santinho

Praia ou montanhas? Essa é uma pergunta clássica, mas que nunca sai de moda para milhares de pessoas antes de preparar as malas. Muitas delas querem sossego e um bom tempo com a família, mas ficam na dúvida se vão curtir uma praia ou se vão para algum lugar com campos ou montanhas.

E essa realmente não é uma questão fácil de ser respondida, pois geralmente, as praias costumam ser antagônicas às montanhas e, o que você terá em um, acabará não tendo em outro. No entanto, existe uma forma de aproveitar o melhor de ambos os lugares de um jeito só, mas isso vamos explicar mais pra frente.

Agora, vamos abordar as principais vantagens entre as praias e montanhas para, no final, dizer onde você pode ter o melhor dos dois. Vamos lá?

A sensação de infinitude do mar X O aconchego da montanha

Ao chegar e olhar para o mar, ver aquele azul todo se encontrando com o azul do céu, a sensação é de liberdade, de infinidade, de que muito mais coisas existem após a linha do horizonte e, ao mesmo tempo, não há nada na frente de você.

Inclusive, a ciência está do lado da praia: um estudo da Sociedade Britânica de Psicologia, com mais de 2.500 pessoas, descobriu que pessoas das mais variadas faixas etárias sentem-se melhor na praia do que nos campos ou montanha.

Mas, se você estiver um pouco resistente à praia, vale lembrar que as montanhas têm aquela sensação indescritível de aconchego. Parece que a mãe natureza abraça a gente com todo aquele verde e que estamos seguros e protegidos por elas.

vista aconchegante da montanha

Comida e bebida simples X Pratos sofisticados

Geralmente, nas praias as comidas mais pedidas são as mais simples. Não porque não há possibilidades de outros pratos, mas pela praticidade que essas comidas oferecem. Milho verde, água de coco, tapiocas, frutos do mar cervejas e drinks refrescantes estão entre os preferidos.

gastronomia e restaurantes do costao do santinho all inclusive resort florianopolis

Enquanto isso, na montanha, o cardápio costuma ser mais elaborado, com massas, molhos e queijos e bebidas como vinhos e licores. Até mesmo porque essas comidas costumam aquecer a gente e possuem um efeito de conforto, que combina com a reclusão nas montanhas.

Contato próximo à natureza X A beleza como um quadro pela janela

Quem opta pela praia, costuma ficar mais próximo da natureza de forma efetiva. Colocar o pé na areia, sentir o cheiro do mar e da restinga, tudo isso é permitido para quem escolhe a praia. Uma caminhada na beira da praia, inclusive no inverno, pode ser revigorante e reconfortante, pro estar conectado à natureza sem os desafios de subir os montes verdes.

costão do santinho all inclusive resort em florianopolis

Já nas montanhas, a paisagem costuma ser mais contemplativa. Olhar as montanhas da janela do seu quarto enquanto lê um livro ou saboreia uma taça de vinho pode ser uma excelente oportunidade para refletir sobre a vida ou ajeitar os pensamentos.

A brisa do vento da praia X Os ares das montanhas

O ar da praia é diferente dos ares da montanha. A brisa que sopra do mar costuma nos tocar de uma forma a nos abrirmos ao desconhecido, enquanto os ares da montanha, ao entrarem por nossos pulmões, nos levam às reflexões interiores mais profundas.

Além disso, o ar da praia é muito mais fresco e adstringente, enquanto o da montanha geralmente é mais seco, até por se acompanhado de métodos de aquecimento como as aconchegantes lareiras.

Ainda está na dúvida? Por que não ter os dois?

Se você chegou até aqui e sente que gostaria de ter as duas experiências juntas, temos a resposta para você.

Geralmente quando se pensa em praia, logo lembra-se as paisagens litorâneas do nordeste, com longas faixas de areia próximas aos coqueiros, em terras completamente planas. Quando falamos em montanhas, logo nos remetemos às serras, com estradas sinuosas e distantes da costa. Esta, no entanto, é uma ideia antagônica errônea que forma-se em nossa cabeça pelo esteriótipo de lugares que possuímos.

Florianópolis, por exemplo, é uma cidade que possui 42 praias, ao mesmo tempo que tem uma geografia praticamente serrana, com montanhas espalhadas por todas as áreas da cidade.

lagoinha do leste florianopolis geografia de florianopolis
Vista para a Lagoinha do Leste: praia de Florianópolis apenas com acesso por trilha e cercada de montanhas.

Entre todas as regiões da cidade, uma destaca-se em particular por oferecer uma paisagem de praia em comunhão com grandes montanhas: esta é a Praia do Santinho: lar do Costão do Santinho Resort.

Aqui, o Morro das Aranhas preserva mais de 1 milhão de m² de área verde que se aproxima de uma praia com longa faixa de areia que termina em outra montanha: a do Morro dos Ingleses.

A paisagem singular no país, assemelha-se às Ilhas Havaianas, que de forma extremamente harmônicas possuem essa sincronia entre montanhas verdejantes e praias paradisíacas.

No Costão do Santinho, ainda, você conta com construções super aconchegantes próximas às montanhas e você pode escolher se quer admirá-las pela janela ou se prefere logo a vista do mar.

vilas portuguesas do costao do santinho resort all inclusive florianopolis
Vilas Portuguesas do Costão do Santinho

Além disso, o serviço All Inclusive oferece tudo o que você deseja de ambos os ambientes: seja um prato especial de frutos do mar frescos acompanhado por um drink ou cerveja ou uma boa massa italiana e um vinho, você encontra aqui.

O lugar em que você sentirá a maior ligação entre a praia e a montanha é no Caminho Açoriano, um túnel verde e aconchegante que leva as Vilas Portuguesas à praia. Por isso, não importa a estação, o Costão sempre surge como uma boa opção.

Leave a Reply