Por que Florianópolis é o Havaí brasileiro

florianopolis hawaii brasil

Por que Florianópolis é o Havaí brasileiro

800 533 Blog do Costão do Santinho

Não há dúvidas de que o Havaí (Hawaii) é um lugar mágico. Desde a sua geografia, formada por erupções vulcânicas, solo fértil e montanhas verdejantes, até a herança de um povo miscigenado e multicultural, este estado norte-americano não cansa de encantar os turistas, recebendo mais de 7 milhões deles todos os anos.

Apesar de sua distância geográfica, não é difícil entender o porquê de atrair tantos visitantes que querem conhecer suas belezas naturais e mergulhar na história local. Antes de continuarmos, sugiro a você assistir a esse vídeo e se ambientar neste lugar:

Só de olhar todas essas belezas, já dá vontade de organizar as malas, preparar o visto, comprar as passagens e pegar as 20 horas de voo até Honolulu – Capital do Havaí, na ilha de Oahu. É, para chegar até essas ilhas no meio do Pacífico, não espere menos do que 20 horas de viagem! É cansativo, mas vale a pena.

Existe um Havaí no Sul do Brasil: Florianópolis

praia mole praia galheta florianopolis
Praia Mole e Praia da Galheta em Florianópolis

No entanto, eu tenho uma sugestão para você: pense se você pudesse ter uma experiência semelhante, só que muito mais perto de você, no Brasil. Uma ilha com formações montanhosas, com praias paradisíacas, riquíssima cultura dos povos antigos preservadas e próxima de paisagens diferentes e deslumbrantes. Essa é Florianópolis.

Que tal uma musiquinha de um tradicional manezinho exaltando a ilha para acompanhar a leitura?

Florianópolis é considerada a 10ª Ilha dos Açores – um famoso arquipélago português no meio do Oceano Atlântico. O povo açoriano teve forte influência nos aspectos culturais de Florianópolis hoje, incluindo a tradicional renda de bilro, tradição pesqueira, na gastronomia e arquitetura e no folclore. Além disso, o tradicional jeito de falar dos nativos da ilha lembra bastante o dos açorianos.

Mesmo o Havaí estando praticamente isolado em meio ao Oceano Pacífico, no caminho entre a costa oeste da América do Norte e a Ásia, o povo açoriano também influenciou bastante os costumas daquelas ilhas. Isso é perceptível através da gastronomia de alguns costumes e influências arquitetônicas e até mesmo do ukulele – aquele famoso instrumento que assemelha-se ao cavaquinho – segundo algumas fontes.

Israel Kamakawiwo’ole cantando uma tradicional música havaiana em seu ukulele.

A geografia da Ilha de Santa Catarina: mistura harmônica entre praias e montanhas

Quando falamos em destinos tropicais e praia, logo vem à cabeça as praias do nordeste: com longos litorais de areia branca, ladeados por coqueiros altos. Tanto que Maragogi, no Alagoas, é considerado o Caribe brasileiro, devido às águas translúcidas e grandes espelhos d’água.

No entanto, Florianópolis consegue trazer um visual único para as praias: a presença de mata atlântica abundante e as montanhas. Por aqui, todas as praias são cercadas por matas verdes e algumas delas são até mesmo isoladas, como o caso da Praia da Lagoinha do Leste. O ponto mais alto da ilha é o Morro do Ribeirão, que possui 532 metros de altura.

lagoinha do leste florianópolis
Lagoinha do Leste, em Florianópolis. Acessível somente por trilha.

Já no Havaí, a montanha mais alta é o Mauna Kea – um vulcão extinto com 4.207 metros de altura. Além desse, existe uma série de outras montanhas e vulcões altíssimos nas 8 principais ilhas que formam o arquipélago do Havaí. Este é o principal destaque do estado americano: ele foi formado justamente pelas atividades vulcânicas e as ilhas modificam-se ainda hoje pelos mesmos motivos.

mauna kea vulcao extinto - ponto mais alto do havaí
Mauna Kea – ponto mais alto do Havaí

Em Florianópolis, distante de influências vulcânicas atuais, existem várias porções montanhosas que compõem a ilha, dividindo as mais de 42 reconhecidas praias de forma harmônica. Em qualquer volta pela ilha, sempre há uma montanha ou praia para acompanhar o trajeto.

A Lagoa da Conceição, por exemplo, está situado na parte centro-leste da ilha, cortando-se montanhas em uma curta estrada sinuosa para conhece-la. De seu topo, é possível conhecer grande parte do ecossistema de Florianópolis, de onde vê-se a própria Lagoa da Conceição, as dunas e praia da Joaquina, mangues, matas, montanhas e a Ilha do Campeche – paraíso de visitação restrita e água cristalina.

mirante da lagoa da conceicao florianopolis havaí brasileiro
Mirante da Lagoa da Conceição
Ilha do Campeche leste da Ilha de Santa Catarina florianopolis o havai brasileiro
Ilha do Campeche – Florianópolis

Por este lado, a grande semelhança entre Florianópolis e o Havaí está na junção harmônica e bela entre grandes e verdes montanhas e inúmeras praias. Estradas que cortam as matas para chegar a esses destinos existem em ambos os lugares, diferenciando-se apenas pela tonalidade de cor: enquanto lá os tons de verde e azul são mais vulcânicos e fechados, aqui, o verde é um pouco mais claro e o mar brinca com as cores azul, verde e cristal, dependendo para onde se olha.

A cultura forte de povos que amam a sua história

No Havaí existe a cultura forte dos ancestrais da terra soberana, com forte mistura entre os costumes orientais e ocidentais, típico do meio pacífico. O dialeto ainda falado lá, Ōlelo Hawai’i, testifica de forma ainda mais presente esse status misterioso de uma terra mística. A tradicional dança Hula, os instrumentos de percussão e o ukulele dão um tom especial junto às vestimentas florais e coloridas de um lugar mágico e de rica e fascinante cultura.

Em Florianópolis, a diferença está apenas na tradição, mas o apelo cultural é bastante presente na ilha. Aqui, a renda de bilro é considerada um patrimônio municipal e o seu conhecimento é passado de geração em geração. As velhas rendeiras da lagoa demonstram uma habilidade incrível em manipular os bilros para construir peças únicas que podem ser adquiridas em pontos tradicionais como Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição e Ribeirão da Ilha.

igreja em santo antonio de lisboa em florianopolis o havaí brasileiro
Igrejinha de Santo Antônio de Lisboa

A arquitetura, também herança do povo açoriano que habitou a ilha na época em que a cidade chamava-se Desterro, está presente por todos os lugares. Além do destaque para os locais citados no parágrafo anterior, o centro histórico de Florianópolis surge para os visitantes como uma tradicional vila portuguesa, com prédios centenários, calçadões de petit-pavê e luminárias tríplices de metal com bojo vistoso.

mercado publico florianopolis o havaí brasileiro
Tradicional poste de luz português com o Mercado Público Municipal ao fundo no Centro de Florianópolis

Na cultura, temos o tradicional boi-de-mamão, composto pelas cantigas da ilha, bernunça, Maricota e outros personagens que fazem a festa em vizinhanças tradicionais. Os causos da ilha também são bastante contatos de geração para geração e teve neles, um de seus maiores folcloristas: Franklin Cascaes – uma importante figura que destacou em seus contos as histórias das bruxas da ilha da magia.

Lugares mágicos que encantam os visitantes

Tanto o Havaí quando Florianópolis possuem uma magia e uma energia inegável. Todas as pessoas que passaram por esses lugares e viveram uma experiência completa e aberta, declaram uma paixão grande pelo que viveram. Em Floripa, alguns dizem que é a natureza que permite uma imersão única, trazendo paz e sossego, já que para todo lugar que se olha vê-se uma montanha ou praia. Outros dizem que é a tradição e a cultura da ilha, muito visível no Ribeirão ou em Santo Antônio que permitem essa experiência. O motivo completo não se sabe e ninguém nunca saberá, mas quem já sentiu isso sabe o quão especial é. Exatamente como essa galera aqui:

Florianópolis além da ilha: uma breve volta por Santa Catarina

Como você sabe, o Havaí é um arquipélago, formado por 8 diferentes ilhas com atrações particulares. Florianópolis, no entanto, é uma ilha só, mas que encontra no continente o complemento que a natureza separou do seu mar.

O abençoado estado de Santa Catarina é considerado um dos mais bonitos da região sul devido à sua variedade de paisagens. O visitante que quer uma experiência ainda mais exploradora da região, pode sair de Florianópolis preparado para conhecer lugares incríveis no estado em regiões próximas.

Montanhas altíssimas com um delicioso visual serrano, estradas que cortam a mata, praias deslumbrantes de água oceânica, cânions, trilhas únicas e rotas de cachoeiras são algumas das atrações que aguardam os visitantes no estado destaque. O destino de praia mais bonito do sul é Florianópolis. A sede de um dos melhores chocolates do mundo fica em Pomerode. A capital brasileira da cerveja e dona da segunda maior Oktoberfest do mundo é Blumenau. A capital das flores e da dança, que possui a única escola Bolshoi fora da Rússia é Joinville. Uma das 10 estradas mais encantadoras do mundo é a Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. Estes são apenas alguns títulos que Santa Catarina possui para encantar a sua viagem.

Descubra a sua Santa Catarina

O Havaí é lindo, único e mágico e vale a sua visita. Mas Santa Catarina tem o mesmo valor natural e cultural que você precisa conhecer.

Leave a Reply