Lugares no Sul do Brasil que você precisa conhecer em 2021

lugares para conhecer no sul do brasil 2021

Lugares no Sul do Brasil que você precisa conhecer em 2021

1024 683 Blog do Costão do Santinho

Queríamos falar de lugares no Sul do Brasil pra você conhecer logo esse ano, mas como não sabemos como tudo vai ficar devido à pandemia, trazemos esses lugares que tanto amamos e que estamos acostumados a ver no nosso dia a dia para você planejar sua viagem para quando se sentir seguro, certo?

O Brasil é um país enorme, de dimensões continentais e que encanta a todos. Além de ser um paraíso tropical, lar do samba de da caipirinha, com uma identidade internacional que sempre remete ao Rio de Janeiro e ao Nordeste, existe uma série de Brasis dentro desse Brasil e alguns deles estão no sul do país.

O que faz o nosso povo ser tão bem quisto lá fora e a nossa natureza tão admirada, é justamente a diversidade e a miscigenação. Não existe uma região ou estado melhor ou pior, mas diferentes, que complementam-se. Tanto é verdade, que o café, rapadura, pinga, churrasco, açaí e o pão de queijo, algumas das comidas e bebidas que mais amamos, convivem harmoniosamente no coração e estômago do brasileiro.

Justamente por isso, cada região gosta tanto de exaltar suas belezas naturais e culturais, de forma a tornar esse Brasil tão plural cada vez mais conhecido pelos próprios brasileiros.

Portanto, preparamos esse texto para falar sobre a nossa casa: o Sul do Brasil. Essa região nos orgulha tanto pela cultura, belezas, tradição e gastronomia e os três estados que compõem essa região, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, comungam de alguns costumas e belezas e, apesar das brincadeiras, convivem harmoniosamente.

Para entrar nesse clima de amizade, que tal ouvir uma musiquinha do saudoso Teixeirinha, falando justamente sobre a amizade entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul? Quem ama esses dois estados, com certeza vai se arrepiar!

Para finalizar o início dessa nossa narrativa, vamos dizer exatamente a que viemos. Viemos mostrar um Sul do Brasil que talvez você não conheça, mas que pertence a você, justamente por ser brasileiro, assim como a gente. Caso seja estrangeiro, saiba que também é muito bem-vindo por aqui. Nossos povos comungam de tradições alemãs, italianas e portuguesas muito fortes.

Inclusive, a Semana Farroupilha comemorada no Rio Grande do Sul no 20 de Setembro, é em homenagem aos bravos guerreiros da Guerra dos Farrapos, que contou com a ajuda de indígenas e italianos como Giuseppe Garibaldi, naquele estado e em Santa Catarina.

Vamos aos lugares que você precisa conhecer no Sul do Brasil em 2021!

Agora, vamos cumprir o título desse artigo e falar sobre esses lugares aqui no Sul do Brasil que você precisa conhecer. Parece que a gente ficou enrolando ali no começo, mas é que falar do nosso Brasil, da nossa história e do nosso povo, dá um orgulho danado!

A primeira coisa que temos a lhe falar é que, se você é daqueles que fica na dúvida entre praias e montanhas, aqui é o seu lugar ideal. Os três estados do sul do Brasil são rasgados pela Serra do Mar – uma imponente formação montanhosa que divide o litoral da região serrana.

Serra da Graciosa (Paraná) e Serra do Rio do Rastro em (Santa Catarina)

serra do rio do rastro em santa catarina
Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina

Essas duas serras dos estados amigos são belíssimas. A Serra da Graciosa separa a região metropolitana de Curitiba do litoral e tem uma estrada belíssima. E, falando em estrada, quem gosta de aventura e paisagens de tirar o fôlego, precisa conhecer a Serra do Rio do Rastro, que já foi eleita uma das estradas mais eletrizantes do mundo com suas mais de 280 curvas!

Descendo a Serra para o Litoral de Santa Catarina

litoral de santa catarina, praia do gravata em lagura sul do brasil
Praia de Gravatá, em Laguna, Santa Catarina

O litoral catarinense é amado por todos da região sul do Brasil. Não à toa que existe a brincadeira de as praias catarinenses serem o programa preferido dos gaúchos durante a Semana Farroupilha. Milhares de turistas são recebidos nas areias brancas do espetacular litoral de Santa Catarina todos os anos. E não é por acaso que o estado é multicampeão do melhor destino turístico do país por vários e vários anos pela Revista Viagem.

Veja também:
As 10 melhores praias de Santa Catarina

As preferidas pelos turistas são a Praia do Rosa, em Imbituba; Guarda do Embaú, na Palhoça e as cidades-destino de praia em Santa Catarina ficam por conta de Bombinhas e Florianópolis.

Florianópolis: a capital dos manezinhos e seu coração de mãe

o que fazer alem das praias em florianopolis guia
Vista de Florianópolis do Mirante do Morro da Cruz

“Ô mô quiridu, Finopx é a côsa máx quirida que vax ver, num tem?!” Essas são as palavras de um legítimo manezinho para você sobre a cidade que ele tanto ama. Florianópolis é reconhecida não só como um dos melhores destinos de praia do país, mas como a capital da tecnologia, cidade com uma das melhores qualidades de vida do país e com uma das melhores sensações de segurança.

Isso tudo sem contar com a quantidade de belezas naturais de tirar o fôlego por aqui. É uma atrás da outra, literalmente. É praticamente impossível se deslocar pela cidade sem ver um pouco de mar ou montanha. A natureza foi realmente generosa com esse “pedacinho de terra perdido no mar”. Florianópolis é praticamente o Havaí brasileiro por essa mistura natural linda que exibe a todos os seus visitantes e moradores.

É conhecida como ‘coração de mãe’ pelo fato de sempre ter espaço pra mais um, na praia, no bar, no futebol de areia na Avenida Beira-Mar ou em um evento de rua na Lagoa da Conceição. Sim! Tem muito o que se fazer em Florianópolis além das praias. Uma cidade que encanta a todos, não é à toa que é chamada ‘Ilha da Magia’.

Veja também:
Florianópolis: guia do que fazer além das praias

A beleza amiga entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina: os cânions

Cânions entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Cânions entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul

É justamente vindo pelo litoral e vendo paisagens deslumbrantes de sol e montanha que chega-se ao ponto onde a natureza sela a amizade entre esses dois estados que comungam de tanta tradição: seja bem-vindo aos cânions brasileiros!

Apesar de ao falar em cânion, logo venha à cabeça aquela paisagem árida e avermelhada do Grand Canyon, aqui no Brasil também temos cânions que, segundo a geografia, são cortes profundos nas rochas provocados ao longo dos anos por antigos rios.

O mais interessante sobre os cânions brasileiros além de sua beleza é o fato de, o topo dos cânions estar e território gaúcho enquanto o vale pertence à Santa Catarina. Ainda assim, o turista pode ter ambas as perspectivas de vista, fazendo uma cavalgada por cima ou uma caminhada no rio. Que experiência que esse sul do Brasil proporciona, não?

O Sul do Brasil é híbrido: lugares muito frios e muito quentes que só tem aqui!

lugares frios para conhecer no sul do brasil
Cânions no frio

Uma das características mais mágicas do Sul do Brasil é o clima. De dezembro à março o calor impera, fazendo com que a temperatura chegue facilmente aos 30ºC. No frio, opções para curtir não faltam com temperaturas abaixo de 0ºC!

São Joaquim, em Santa Catarina, é considerado o lugar mais frio do Brasil no inverno, chegando a nevar nessa região, proporcionando paisagens belíssimas. Lá também se cultiva uvas para a produção de vinhos de altitude. Os vinhos catarinenses dessa categoria já ganharam prêmio internacionais pela Villa Francioni e a Sanjo, ambas em São Joaquim.

Falando em vinhos, não podemos esquecer da nossa incrível Serra Gaúcha, com o Vale dos Vinhedos e a notada cidade de Bento Gonçalves. A região é o berços de vinícolas brasileiras renomadas, como a Aurora e Salton. Lá, o frio também dá as caras e, como é tradição em todo o sul do país, não importa a cidade, vamos receber você com uma comida bem quentinha, queijos de boa qualidade e um vinho saborosíssimo.

Veja também:
7 lugares frios no Brasil que você precisa conhecer

Costão do Santinho: realizando o sonho de resort no Sul do Brasil

E é claro, jamais poderíamos fazer um conteúdo sobre os lugares que você precisa conhecer no Sul do Brasil sem mencionar o Costão do Santinho. O resort all inclusive é destaque internacional e um dos hotéis mais desejados para hospedagem no Sul do Brasil.

Engana-se no entanto, quem pensa que o Costão só é bom no verão. Temos muita piscina e praia, que é a cara da estação, mas também temos acomodações aconchegantes, cardápio especial de inverno, muito vinho no all inclusive, piscinas aquecidas, ofurô, SPA e muito mais. Se o verão no Costão é só alegria, o inverno é perfeito para você relaxar e recarregar as energias com uma das melhores paisagens do país.

Além disso, o resort possui uma localização estratégica, próximo ao aeroporto de Florianópolis e a apenas 70 quilômetros da Serra Catarinense. Todos esses lugares que falamos aqui são acessíveis para você a partir do resort.

Outro ponto muito importante é que devido à pandemia do coronavírus, todo o sistema de serviços do Costão do Santinho está se adaptando para superar as exigências dos órgãos de saúde. Tudo para garantir que, na nossa reabertura, você consiga curtir todo esse paraíso de forma tranquila.

Vem conhecer o Sul do Brasil que a gente tanto ama e se orgulha!

Tem muito amor envolvido quando falamos das belezas naturais e tradição no Sul do Brasil. Todos que nasceram nessa terra abençoada só saem com a promessa de voltar. Queremos que você também viva essa experiência assim que possível, certo?!

Leave a Reply