Confira as 3 melhores dicas para fazer fotos durante sua viagem

fotos de viagem

Confira as 3 melhores dicas para fazer fotos durante sua viagem

1024 683 Blog do Costão do Santinho

Você é daqueles que fica contando os dias para a próxima viagem? Ou então, ao abrir o Instagram, se depara com as fotos de uma viagem a Santa Catarina, por exemplo, feita pelos seus amigos e gostaria de pegar o primeiro voo para visitar o destino, pois as fotos da região ficaram lindas? Pois saiba que você não está sozinho nessa!

Uma das partes mais legais de viajar é poder tirar fotos incríveis e compartilhar com os amigos e familiares. No entanto, para que você consiga fotografias que realmente são bonitas e que conseguem transmitir com maior precisão a beleza e maravilha dos cenários captados, é preciso tomar alguns cuidados na hora do clique.

Por isso, neste artigo, apresentamos as principais dicas que você precisa considerar para fazer fotos de viagem de qualidade. Continue a leitura e aprenda a tirar boas fotos das suas viagens.

Importância das fotos para recordações

Que satisfação é olhar para uma foto de uma boa viagem, não é mesmo? Talvez você tenha viajado de avião pela primeira vez e tenha registrado, da janela do avião, as nuvens cobertas pela luz do sol. Ou, talvez, você tenha pulado de paraquedas, visitado um museu famoso que sempre quis conhecer ou visto o mar pela primeira vez. Independentemente da experiência, as viagens carregam consigo a realização de alguns sonhos e desejos que foram nutridos por muito tempo.

As lembranças dessas viagens e as sensações de prazer associadas a elas podem ser revividas mesmo anos depois de elas terem acontecido. Porém, para que ganhem mais cor e vivacidade, nada melhor do que contar com os registros em imagem e em vídeos da experiência vivida. Investir tempo e esforço para tirar boas fotos de viagem é, portanto, um favor que você está fazendo a você mesmo no futuro.

Dicas para fazer fotos durante sua viagem

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, para conseguir tirar uma boa foto não é necessário ter uma câmera profissional. Confira, abaixo, as dicas que vão tornar os seus registros melhores e com um aspecto mais profissional.

Confira o enquadramento

Para que você possa sair do comum quando tirar suas fotos, uma dica é não colocar a pessoa ou o objeto principal no meio da cena. Há um conceito em fotografia, a regra dos terços, que ajuda muito na hora do enquadramento. Essa regra explica que você pode imaginar um “jogo da velha” na tela da sua câmera e identificar os pontos onde as linhas se cruzam.

Esses pontos são as áreas de maior impacto visual na fotografia e acabam chamando mais a atenção do espectador. Assim, você pode enquadrar os objetos ou pessoas de acordo com esses pontos, para tornar a sua imagem diferenciada. Alguns smartphones e câmeras apresentam essa funcionalidade já na tela de captura, o que acaba ajudando muito na hora de posicionar a lente.

Essa regra de enquadramento também serve para fotos de horizonte: os registros ficam mais impactantes quando o ponto principal da paisagem está enquadrado em um dos terços, em vez de no meio da foto. Um outro detalhe importante para as fotografias de paisagem é respeitar a linha do horizonte — principalmente em fotos de mar, para que a cena captada não fique torta.

Saiba qual é a melhor hora para tirar a foto

Se você gosta de tirar fotos, muito provavelmente já ouviu falar no termo “hora dourada”. A maioria das pessoas gosta de fotografar o pôr do sol ou o comecinho do dia, pois, nesses momentos, as cores estão mais destacadas, as sombras equilibradas e, assim, os detalhes da foto são enfatizados e as imagens ficam realmente maravilhosas. Você perceberá que, na hora dourada, cada minuto apresenta uma paisagem diferente dos minutos anteriores.

Outro ponto positivo de ter atenção ao horário de tirar a fotografia é a possibilidade de fotografar com poucos ou nenhum turista. Em momentos de pico, esperar para tirar a foto de uma paisagem pode realmente ser um incômodo, principalmente em destinos mais conhecidos e populares. Por isso, planeje-se para sair bem cedo ou para ficar até o pôr do sol para facilitar os seus cliques da câmera.

Use o flash corretamente

Na maioria das vezes, a luz do flash das câmeras é forte e acaba deixando a foto “chapada” e esbranquiçada. Para evitar esse efeito, que acaba prejudicando a naturalidade da foto, prefira sempre fotografar com luz natural ou outras fontes de luz do próprio ambiente. Diante disso, reforça-se a necessidade da dica anterior de escolher os melhores momentos do dia para fotografar. Viajar no verão, portanto, pode ser uma boa época para tirar fotos.

Se a luz do flash for necessária — quando não há suficiente iluminação natural ou do próprio ambiente, uma dica é prender um pedaço de guardanapo fino em frente ao flash da câmera, para suavizá-lo. Um elástico ou uma fita adesiva são suficientes para segurar o guardanapo. Outra dica é, se você for fazer uma selfie, a solução é usar a lanterna de outro celular para prover a luz necessária.

Como tirar a foto perfeita

Você conferiu as principais dicas de fotografia e já sabe a teoria de como tirar fotos incríveis. Agora é o momento de colocar em prática o que você aprendeu neste texto. Antes mesmo de chegar a sua próxima viagem, pratique tirar fotos do seu a dia a dia, dos momentos de lazer com sua família e amigos e de cenas que você acha interessante.

Para conseguir a foto perfeita, é preciso um pouco de prática para ganhar familiaridade com os conceitos apresentados aqui e para ter domínio da câmera e das funcionalidades que ela apresenta. Por isso, paciência é uma qualidade essencial para quem quer ter registros incríveis das suas viagens.

Tenha certeza de que as imagens estonteantes que você vê nas suas redes sociais é um resultado de várias tentativas e persistência dos fotógrafos. Além disso, muitas vezes as imagens foram tratadas em softwares específicos ou, mesmo, foram postadas com algum filtro que permitiu aumentar as cores ou tonalidades da foto.

Se você gostou das nossas dicas sobre como tirar fotos de viagem, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude a embelezar o feed do Instagram dos seus amigos e familiares.

Leave a Reply