Florianópolis: guia do que fazer além das praias

o que fazer alem das praias em florianopolis guia

Florianópolis: guia do que fazer além das praias

800 530 Blog do Costão do Santinho

Florianópolis é internacionalmente conhecida pelas suas mais de 40 praias, cada uma com um jeitinho diferente e que encanta a todos. No entanto, a cidade possui mais atrativos que às vezes podem passar despercebidos pelos turistas.

Por isso, fizemos este pequeno guia para você saber o que fazer em Florianópolis, indo desde os passeios tradicionais na Lagoa, passando pelo centro histórico e cultural, indo até a parte continental e finalizando na vida noturna da cidade. Vamos lá?

Visita às Fortalezas da Ilha

fortaleza de são josé da ponta grossa em florianópolis - praia do forte
Fortaleza de São José da Ponta Grossa – Praia do Forte, Florianópolis

Florianópolis tem 374 anos de história e a ilha era um ponto estratégico no sul do país. Com isso, algumas fortalezas foram construídas na região para proteger a, na época, Vila do Desterro. Essas fortalezas formaram um triângulo de defesa no norte da ilha no século XVIII.

Hoje, essas edificações são mantidas pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – que as restaurou e opera a sua visitação. A mais acessível é a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que fica na Praia do Forte, ao lado de Jurerê Internacional.

forte santa cruz de anhatomirim - fortalezas de florianopolis
Entrada do Forte Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, pertencente à Governador Celso Ramos e parte do triângulo de defesa da Ilha de Florianópolis

As outras duas que fazem parte deste triângulo, estão situadas em duas ilhotas: a de Anhatomirim e a de Ratones. Estas duas só podem ser visitadas de barco, mas escunas fazem o passeio regularmente partindo da Avenida Beira-Mar Norte ou da Praia de Canasvieiras.

Almoço na Costa da Lagoa

lagoa da conceição em florianópolis
Lagoa da Conceição em Florianópolis

A Costa da Lagoa é um dos lugares mais encantadores da ilha, sem sombra de dúvidas. Para desbravar este lugar, você precisa pegar um dos barquinhos da cooperativa que fazem o transporte de passageiros pelos 17 pontos da Costa da Lagoa, no centrinho da Lagoa da Conceição. Os restaurantes servem frutos do mar com um visual incrível da lagoa mais querida do Brasil e é uma excelente pedida do que fazer na cidade.

Passeio em pontos-chave do Centro Histórico

Florianópolis tem história, belezas naturais e também edificações muito bonitas para serem admiradas, como o caso do Museu Cruz e Sousa – que leva o nome do poeta negro catarinense de maior sucesso e que já foi a sede do governo catarinense. Na visitação, você poderá conhecer os principais salões do antigo palácio em um passeio recheado de história. Lá também há exposições regulares de arte, confira o calendário no site da FCC – Fundação Catarinense de Cultura.

palácio museu cruz e sousa em florianopolis
Palácio Museu Cruz e Sousa – na esquina com a Praça XV de Novembro e
Catedral Metropolitana

Ao lado desse antigo palácio rosado, está a Praça XV de Novembro, muito arborizada e lar da Velha Figueira, uma arvore símbolo da cidade com mais de 130 anos de história. Inclusive, reza a lenda que quem quer casar, deve dar sete voltas ao redor da figueira para ter a bênção da ilha e arranjar um parceiro ou uma parceira.

E falando em casar, logo à frente da Praça XV temos a Catedral Metropolitana sempre aberta à visitação e com missas às 18 horas. Na parte sul da praça, existe o Memorial do Miramar – antigo terminal de transporte marítimo da ilha, demolido na década de 70. Ao lado do Miramar está o Largo da Alfândega, revitalizado com um belíssimo espelho d’água e uma cobertura de metal que remete às tradicionais rendas de bilro da ilha.

mercado publico de florianopolis, santa catarina
Mercado Público de Florianópolis – no centro histórico da cidade,
ao lado do Largo da Alfândega

Mais à frente, você estará no Mercado Público de Florianópolis, também centenário e que tem duas alas: uma que vende peixes e frutos do mar e outra com lojinhas. No vão central, dezenas de bares estão à sua disposição para saborear os frutos do mar e drinks com muita qualidade.

Atrações da Avenida Beira-Mar Norte

Avenida Beira Mar norte em florianopolis - o que fazer
Avenida Beira-Mar Norte, na altura do Shopping Beira-Mar

Se você está procurando o que fazer também ao ar livre e quer reunir atividades com cultura e deslocamento, temos outro bom destino. Uma das principais avenidas da cidade e com um dos pores do sol mais belos da ilha, a Avenida Beira-Mar Norte liga o centro da cidade à região universitária e é caminho para as praias do Norte da Ilha. Sempre tem bastante gente aproveitando seus mais de 8 quilômetros de extensão.

Mais próximo à parte central, existe um trapiche municipal, de onde é possível ver toda a região continental e parte da Ponte Hercílio Luz. É dali que saem escunas para os passeios às fortalezas ou rápidos passeios marítimos pela região central. Nos finais de semana, as feiras de artesanato também ficam próximas ao trapiche, garantindo a compra de lembrancinhas e lanches deliciosos para toda a família.

E é justamente pela Avenida Beira-Mar que você chega ao próximo destino do nosso mini-guia do que fazer em Florianópolis além das praias.

Visita ao CIC – Centro Integrado de Cultura

cic - centro integrado de cultura em florianópolis
Estátua ‘O Equilibrista’, na entrada do CIC, na Avenida Beira-Mar Norte

O CIC reúne um grande e moderno teatro com capacidade para mais de 900 pessoas – Teatro Ademir Rosa, O MASC – Museu de Arte de Santa Catarina com exposições recorrentes, o MIS – Museu da Imagem e do Som com exposições multimídia e o Cinema do CIC, com seleções de filmes especiais que passam de quinta à domingo.

Para ficar por dentro das atrações do CIC e saber o que fazer neste templo cultural, visite o site da Fundação Catarinense de Cultura e veja o que você pode aproveitar por lá. O melhor é que todas as atrações citadas, com exceção dos eventos no teatro, são gratuitas.

Ah, você também pode tomar um café com uma fatia de bolo ou uma taça de vinho no Barió Café, logo na entrada do CIC. É uma delícia!

Travessia da Ponte Hercílio Luz e parques adjacentes

ponte hercílio luz - o que fazer em florianopolis alem das praias
Ponte Hercílio Luz vista do começo da Avenida Beira-Mar Norte

A quase centenária ponte suspensa de aço finalmente foi devolvida aos catarinenses após quase 30 anos de interdição em uma reforma de destaque mundial de complexidade na engenharia. Pela cabeceira insular, você chega pela Praça Hercílio Luz, que serve de mirante para a ponte e fica logo em frente ao Parque da Luz, bastante arborizado e com extenso gramado para brincadeiras e piqueniques.

Atualmente, a travessia da Ponte Hercílio Luz pode ser feita a pé, de bicicleta ou de ônibus. O trânsito de carros particulares não é permitido.

Via Gastronômica de Coqueiros

rochas da praia de itaguacu em florianopolis
Pedras da Praia de Itaguaçu, na extensão da Via Gastronômica de Coqueiros – região continental de Florianópolis

Florianópolis é conhecida como a Ilha da Magia, mas a sua pequena parte continental também é destaque quando o assunto é gastronomia. A Via Gastronômica de Coqueiros fica a poucos metros das pontes de acesso à ilha e é, em grande parte, de frente para o mar. Não faltam opções de restaurantes para você conhecer e se deliciar, todos são de excelente qualidade. Sushi, hamburguers, frutos do mar, comida de boteco, barzinhos, chopperia e mais um monte de opções você encontra em toda a extensão da avenida.

Vida noturna de Florianópolis: o que fazer para todos os bolsos, gostos e cantos

A noite de Florianópolis é bem democrática e consegue agradar aos públicos de todas as idades, que estejam dispostos a gastar ou não e nos vários cantos da cidade.

Beach Clubs de Jurerê

300 cosmo beach club em jurere internacional florianopolis - o que fazer alem das praias
300 Cosmo Beach Club, em Jurerê Internacional
Foto: reprodução do site

Quem deseja frequentar os famosos e badalados beach clubs, pode ir a Jurerê Internacional, no Norte da Ilha, e desfrutar de lugares como Café de la Musique, 300, Donna e P12. As festas lá são sempre muito animadas e de frente para o mar.

As atrações noturnas do Centro

Os jovens que estão procurando o que fazer em Florianópolis e desejem um programa mais tranquilo, podem conhecer a vida noturna do Centro, na região da Avenida Hercílio Luz. Vários bares colocam suas mesas no calçadão central da avenida onde servem lanches e o famoso litrão de cerveja. A Rua Vitor Meireles, uma das transversais à Hercílio Luz, também reúne vários jovens da cena alternativa da cidade, que podem desfrutar de drinks, música e cerveja no bar mais famoso da região, o Madalena, carinhosamente apelidado de ‘Mada’. Nessa rua, também existem outras opções de lugares que servem chopp, drinks e até mesmo comida vegana.

madalena bar na proximo a avenida hercilio luz no centro de florianopolis
Segundo andar do Madalena Bar – ícone que revolucionou a noite florianopolitana com músicas, drinks e bons encontros no Centro.

Um pouco mais acima da rua, existe o Tralharia, um bar cult com que sempre tem atrações com MPB ou artes nos fins de tarde do final de semana. Na rua paralela à Vitor Meireles, tem o Canto do Noel, com feijoada aos sábado e roda de samba. É imperdível!

bar tralharia no centro de Florianopolis o que fazer alem das praias
Roda de ChoroJazz em frente ao Tralharia

Se você quer balada alternativa no centro, tem a 1007 com festas temáticas e ideal para um público bem jovem que curte pop e os últimos lançamentos e o Blues Velvet Bar – o paraíso para quem curte noites alternativas com estilos diferentes de música e muita liberdade para dançar.

Uma Avenida Beira-Mar para todos os gostos

As noites na Beira-Mar são sempre muito gostosas e para ficarem ainda melhores, você precisa achar o seu programa perfeito. Se quiser balada e gastronomia, pode visitar o Salt Gastro Club. Se deseja um programa mais como um Happy Hour, vá ao Duplex 48 se gostar de drinks ou ao Unika Bar no topo do Beira-Mar shopping se gostar de chopps.

Vista da cervejaria unika no shopping beira mar em Florianopolis
Fim do dia na Cervejaria Unika, no terraço do Beira-Mar Shopping

Quem quer um programa elegante, com boa comida, bebida, música e vista para o mar, vai ao Jazz In também no Beira-Mar shopping. Confira a agenda para os shows no dia! O Delfino 146 também oferece atmosfera semelhante.

As noites da Lagoa

john bull pub na lagoa da conceição o que fazer em florianopolis
Fachada do John Bull Pub, na Avenida das Rendeiras – Lagoa da Conceição

Quem quer uma noite mais roots, pode ir à Lagoa da Conceição, curtir uma baladinha com muita brasilidade no Mangue Elétrico ou conferir a programação de Pop Rock do John Bull na Avenida das Rendeiras. Para programas mais tranquilos, você pode optar pelo O Araçá ou ver os músicos de rua num gostoso passeio pelo Centrinho da Lagoa. O DeRaiz também pode ser uma opção logo ali na Joaquina.

E aí, já tem o que precisa para montar o seu roteiro em Floripa?

Como dissemos logo no começo, Florianópolis é espetacular e existe sim muito o que fazer na cidade além das praias, para todos os gostos e bolsos. Tudo isso que trouxemos é só um pedacinho de tudo o que a cidade tem para oferecer. Se quiser descobrir outros programas, pergunte para quem mora aqui há algum tempo, boas dicas surgirão. Estamos esperando você logo, logo!

Leave a Reply