Dicas para manter a saúde mental durante o período de isolamento

Dicas para manter a saúde mental durante o período de isolamento

626 417 Blog do Costão do Santinho

Durante este período em que estamos isolados, é normal que sintamos um pouco de ansiedade e até mesmo uma tristeza mais aparente. Isto, porque há uma mudança brusca e drástica na rotina, que nos tira completamente do que estávamos acostumados a fazer.

Seja nos momentos de trabalho ou de lazer, agora, tudo está diferente. A socialização com os amigos está impedida e a nossa liberdade de locomoção restrita. Quando nessas situações, nosso corpo pode reagir na forma de estresse, dando sinais de irritabilidade, insatisfação e até apatia.

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No entanto, é fundamental que tomemos algumas atitudes a fim de atenuar esses sentimentos. Isso, atenuar, porque a probabilidade de você senti-los vez ou outra é normal e você não deve ficar preocupado com isso. Por isso, viemos dar algumas dicas para você e sua família passarem por esse período de isolamento de forma a preservar a saúde mental de vocês. Vamos lá?

Aprendendo a ter o controle emocional: sentimentos fazem parte do ser humano

Antes de mais nada, devemos lembrar que ansiedade e tristeza são sentimentos comuns e normais nos seres humanos. Enquanto uma ativa a adrenalina no nosso corpo e nos impulsiona para ir a frente, a outra nos remete a momentos de recolhimento e reflexão.

Se você já assistiu ao filme Divertidamente, uma animação da Disney que tem como ponto central as emoções em nosso dia a dia, pode entender o papel de cada um dos sentimentos de forma mais didática e ver que, mesmo os sentimentos considerados ruins, são importantes para o nosso desenvolvimento. Se ainda não assistiu à animação, fica aí a nossa dica durante a quarentena!

filme divertidamente falando sobre as emoções
As emoções representadas no filme ‘Divertidamente’
(Inside Out no título original)

Portanto, o ponto mais importante não é a de evitação de determinado sentimento, mas aceitá-lo, entendê-lo e lidar com ele de uma forma que não seja nociva. A tristeza vem, é normal, o que não podemos é deixar que ela nos torne apáticos por um período longo de tempo ou que ela atrapalhe demais nossa vida e relações. Ficar um dia ou dois sem querer ter muita conversa, é normal, o problema é quando isso foge do controle e você passa a evitar todas as situações para não ter contato com aquele sentimento. Isto acaba sendo reflexo de falta de inteligência emocional.

Durante esse período de isolamento, esses sentimentos podem aparecer mais, no entanto, existem algumas atitudes que você pode tomar para conseguir lidar melhor com eles, sem que você se sinta angustiado demais. Então, vamos às dicas?

1. Não veja notícias demais

não veja noticiais demais durante o isolamento

Informar-se sobre como as coisas estão caminhando e saber os cuidados em relação à prevenção é importante, mas ficar o dia inteiro conferindo o noticiário pode ser extremamente prejudicial à sua saúde. Escolha uma hora do dia para se informar, durante 20 minutos no máximo e pronto.

Ficar de olho em cada aumento, cada novo movimento ou medida, pode te deixar ainda mais ansioso e angustiado com a situação, pois você ficará esperando por um desfecho incerto junto com a sensação de impotência. Portanto, não exagere nas notícias durante o isolamento!

2. Mantenha uma rotina sustentável

Se você está trabalhando ou não, manter uma rotina de vida é importante para evitar o tédio e a ansiedade. Estipule horas para levantar, almoçar e fazer atividades de lazer ou trabalho. Se deixar tudo muito ‘ao sabor dos ventos’, pode chegar uma hora em que você se sentirá angustiado pelo seu tempo, cansado pela desregulação do sono e frustrado por não conseguir fazer o que gostaria.

manter rotina sustentavel durante o isolamento

Também é importante pensar numa rotina saudável, que inclua bons alimentos, atividades físicas e momentos de desconexão e relaxamento, como meditação e yoga.

3. Pense em novas formas de lazer

Ver filmes, ler um livro e escutar uma música podem chegar a um ponto de exaustão durante o período de isolamento. Então, novas formas de se entreter são importantes para este momento. Faça atividades em conjunto com a família, através de refeições e jogos. Estimule o debate saudável e o estreitamento de laços de afeto entre todos.

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novas formas de lazer com a familia durante isolamento

Também pode ser interessante resgatar antigos hobbies ou investir em novos que você nunca teve tempo. Hoje, na internet, é possível ver uma série de tutoriais de várias áreas que podem ajudar você nisso. De jardinagem à carpintaria, de informática à mecânica: escolha a sua área de interesse e aprenda algo novo!

4. Reúna-se com seus amigos virtualmente

Mulher asiática de meia idade fazendo vídeo chamando em casa Foto Premium

Não é só porque você não podem mais dividir uma mesa que vocês não possam fazer uma reuniãozinha para jogar conversa fora. Organize um Happy Hour virtual por vídeo com seus amigos e matem a saudade mesmo que de longe! Ah, e aquela regra básica do ‘cada um traz a sua bebida’ tá valendo!

Programas como o Skype, Zoom, Google Hangout e até o WhatsApp permitem essa interação. Também faça isso com familiares que estão distantes. Demonstre afeto por quem você ama e diga que se importa com eles. Isso é possível e necessário, mesmo distante.

Reinvente-se, respeite-se e logo estaremos de volta

Sobretudo, este é um grande momento para refletirmos sobre uma série de condutas, tanto individuais e coletivas. Aproveite o momento para mergulhar em você mesmo e entender suas emoções, reações e relações. Os momentos de isolamento e introspecção são fundamentais para o nosso aprendizado humano. Aproveite!

Além disso, é importante ressaltar que cada um possui o seu tempo e suas limitações, sendo particular a forma de reagir a este momento. No entanto, observar-se para cuidar da saúde mental e ter um melhor controle e inteligência emocional é fundamental. Combinado?

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