Cuidados em casa ou SPA? Saiba como reparar os danos causados pela exposição ao sol durante o verão

Massagem com pedras quentes

Cuidados em casa ou SPA? Saiba como reparar os danos causados pela exposição ao sol durante o verão

1024 683 Blog do Costão do Santinho

Dias longos e quentes, sol, praia, bronzeado, banho de mar e de piscina. São poucas as pessoas que não apreciam o verão. Além da exposição ao sol, é nessa época que muitas pessoas tiram férias e aproveitam os feriados de fim de ano, e nessas comemorações, é comum o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos que não fazem parte da alimentação rotineira. Por isso, é importante sempre prestar atenção aos sinais do corpo, não cometer exageros e ter alguns cuidados diários como passar filtro solar e beber água ao longo do dia.

Hábitos como esses, são essenciais durante o ano todo, mas principalmente durante o verão.

Vamos conhecer mais alguns hábitos importantes para o período?

  • Usar chapéu ou boné
  • Usar óculos de sol
  • Evitar ficar com roupas de banho molhadas
  • Comer alimentos leves
  • Fazer uma hidratação semanal nos cabelos
  • Usar algum hidratante para o rosto diariamente
  • Após se expor ao sol usar cremes ou loções corporais que contenham aloe vera (babosa) para recuperar a pele e evitar descascamento

Devemos esfoliar a pele durante o verão?

Essa é uma dúvida constante entre as pessoas, e a resposta é: sim! Devemos esfoliar a pele antes e depois do sol, pois renova as células fazendo com que o bronzeado fique mais uniforme e sem manchas, e ajuda a pele a não descascar. A esfoliação e a hidratação são aliadas para um bronzeado mais duradouro, além de ajudar a retardar o envelhecimento celular.

Como a esfoliação remove a camada córnea, a exposição ao sol é mais intensa, por isso, é importante não exagerar no bronze e fazê-lo preferencialmente antes das 10h ou depois das 15h.

Também é importante não exagerar na esfoliação, sempre observando como a sua pele responde, dependendo do seu tipo de pele pode ser que você precise esfoliar com maior ou menor frequência. Outra dica muito importante é sempre hidratar a pele em seguida, com cremes hidratantes.

Pós-Verão 

Agora que já descobrimos algumas formas de proteger a pele durante a estação mais quente do ano, vamos descobrir como renová-la para as próximas. Alguns cuidados devem ser mantidos mesmo com o fim do verão, como usar filtro solar todos os dias, principalmente no rosto, além de manter o corpo hidratado bebendo água e alimentando-se adequadamente. Confira algumas dicas de como você pode dar uma repaginada no seu bem-estar:

Invista em um Day SPA em casa ou em um SPA de qualidade.

Como fazer um Day Spa em casa?

É muito bom cuidar de si, não é mesmo? Ter um momento só seu em um ambiente confortável e acolhedor pode fazer toda a diferença na sua rotina. Você pode fazer o dia de SPA em casa, não só para recuperar os danos do verão, mas sempre que sentir que precisa de um momento para relaxar e aproveitar um tempo consigo mesmo, já que é uma rotina sem muitos custos onde você só vai precisar de alguns produtos de sua preferência e um local para tomar um banho. 

O banheiro é o lugar ideal para iniciar o seu SPA, você pode acender uma vela e deixar as luzes mais baixas, escolher uma playlist relaxante, colocar um roupão ou uma roupa leve, adicionar ao ambiente algum aroma que você goste, e começar cuidando da sua pele.

Esfoliação e hidratação corporal 

Você pode escolher um tipo de esfoliação corporal, como a esfoliação com receitas caseiras, a esfoliação com cremes esfoliantes, ou a esfoliação a seco. Escolha os produtos de acordo com o seu tipo de pele e comece fazendo movimentos circulares das extremidades para dentro, sempre com bastante delicadeza para não machucar ou irritar a pele. Não tenha pressa. 

Depois de esfoliar o corpo, tome um banho morno para retirar as células mortas e outros resíduos. Aproveite para passar um creme hidratante no cabelo. Enquanto ele faz efeito, você pode cuidar dar suas unhas, tirar aquele esmalte velho, lixar as unhas, hidratar as mãos, e o que mais estiver precisando. Entre para o banho novamente, termine de lavar o cabelo, seque o corpo e hidrate bem a pele usando algum óleo vegetal ou creme hidratante.

Limpeza da pele do rosto

Uma boa limpeza da pele do rosto pode diminuir a oleosidade e os cravos causados pela maior frequência do uso do filtro solar. A limpeza pode ser feita mensalmente para as pessoas que têm pele oleosa e a cada dois meses para os demais tipos de pele. 

Lave o rosto com um limpador facial, ou sabonete próprio, seque. Você pode fazer uma vaporização cobrindo a cabeça com uma toalha e colocando o rosto sobre a água quente em uma bacia. Em seguida, esfolie com carinho as áreas mais oleosas do seu rosto com um creme de sua preferência, enxágue, seque e coloque a máscara facial ideal para sua pele, remova com água. Passe um creme de tratamento (rejuvenescedor, anti-acne, etc.), caso você tenha essa rotina, e em seguida, passe um creme hidratante. Finalize com filtro solar. Para completar você pode hidratar os lábios com um hidratante específico.

Agora, quando você estiver precisando daquele relaxamento e outros tratamentos mais profundos, você pode buscar um SPA de qualidade e ter todo cuidado que você merece.

Que tratamentos pós-verão escolher num SPA?

Muitas vezes, os danos pós-verão e o estresse exigem um tratamento profissional. Nesse caso, não hesite e busque um SPA. Se você estiver com alguma queimadura mais profunda, alguma mancha ou algum sinal de que algo deve ser tratado, procure um dermatologista para saber se você precisa fazer algum tratamento médico e que tipo de cuidados ele recomenda. 

A gerente do Costão SPA, um dos mais completos do Brasil, Ozélia Carvalho, comentou a importância de recuperar os danos causados pelo sol:

“Os raios ultravioletas do verão ressecam e envelhecem a pele, por isso, depois precisamos recuperar e remover as células mortas, devolvendo o brilho e a maciez da pele. Alguns dos tratamentos mais eficazes nessa recuperação são os com ácido hialurônico e vitamina C”, afirma.

Conheça alguns dos melhores tratamentos para você fazer nesse período:

Limpeza de pele – Qual a diferença entre a caseira e a profissional?

A limpeza profissional, feita com um dermatologista ou esteticista, é muito mais profunda, já que o conhecimento dos profissionais permite que eles usem técnicas mais eficazes e também tenham o auxílio de ferramentas mais poderosas, que auxiliam na remoção de cravos e espinhas e na cicatrização da pele, por exemplo.

Esse tratamento afina o extrato córneo, controla o excesso de oleosidade e proporciona maior permeabilidade cutânea. Remove o acúmulo de células mortas, o que favorece a hidratação e, consequentemente, previne o envelhecimento. Isto, além de deixar a pele saudável, com aparência mais jovem e limpa.

Como o sol do verão resseca e envelhece a pele, o Lifting / Miotaping é um ótimo tratamento, pois é rico em ácido hialurônico, pró-colágeno, vitamina C e Indutina, estimulando a regeneração celular, fortalecendo e restaurando a elasticidade da pele, redefinindo o contorno facial. O miotaping atua em todos os aspectos do envelhecimento, a curto e a longo prazo, promovendo a volumização facial e a redução de rugas e flacidez.

A massagem com argila, feita com argila enriquecida com óleos essenciais, possui propriedades desintoxicantes, anti-inflamatória e cicatrizantes, proporcionando uma sensação de profundo relaxamento e bem-estar.

A drenagem linfática corporal é uma técnica de terapia corporal que facilita, auxilia e otimiza a circulação da linfa, diminuindo o inchaço e drenando o excesso de líquidos e toxinas do corpo.

Gostou dessas dicas? Então assine nossa newsletter e confira os tratamentos que o Costão SPA oferece.

Leave a Reply