• By Costão
  • 10 de fevereiro de 2020

Conheça os principais cuidados com a pele no verão e aproveite esse período

cuidados com a pele no verão

Conheça os principais cuidados com a pele no verão e aproveite esse período

1024 683 Blog do Costão do Santinho

É só os dias de sol chegarem que, imediatamente, boa parte dos brasileiros já começa a se planejar para curtir as férias na praia ou na piscina. No entanto, essa época deliciosa e repleta de diversão pode se tornar um grande pesadelo — especialmente se você não investir nos principais cuidados com a pele no verão.

Considerada o maior órgão do corpo humano, a pele merece atenção redobrada. O motivo? Por ficar constantemente exposta ao sol, ao cloro ou ao mar, ela pode sofrer algumas consequências, como é o caso de queimaduras, ressecamento e doenças típicas do período.

Mas não se preocupe! Como queremos que você aproveite essa estação ao máximo, trouxemos para o blog várias dicas que devem ser seguidas antes mesmo de você fazer as malas e colocar o pé na estrada. Acompanhe a leitura, anote cada uma delas e garanta momentos únicos!

Evite exposição excessiva

Se você está com planos de viajar no verão, é importante tomar cuidado. Uma das principais recomendações para quem deseja curtir o período sem passar perrengue é evitar tomar sol em excesso.

Sabemos que, durante essa época, tudo o que os brasileiros mais querem é passar horas e horas dentro do mar ou da piscina ou, até mesmo, realizando atividades físicas ao ar livre. Contudo, tal excesso pode se tornar extremamente prejudicial ao organismo, não somente causando desidratação e indisposição, mas também favorecendo o surgimento de algumas doenças — sendo o câncer de pele uma delas.

Há ainda o risco de ter que lidar com outros problemas, que vão desde o envelhecimento precoce até manchas ou queimaduras graves. Para evitar o cenário, a saída é tomar sol apenas nos horários indicados, que são antes das 10h e após as 16h. Nesses momentos, a radiação solar não é tão agressiva e afeta bem menos a pele do que o normal.

Mantenha o corpo sempre hidratado

Quando o assunto se refere aos principais cuidados com a pele no verão, a hidratação não deve ser deixada de lado. Por conta do constante contato com o sol, o cloro e a água do mar, a derme costuma ficar bastante ressecada — e, algumas vezes, até pode descascar.

Por isso, é sempre indicada a aplicação de cremes com função hidratante e compostos por vitamina E e ureia. Juntos, esses elementos ajudam a fazer com que a região fique fresca e não sofra com os efeitos das altas temperaturas.

E não acaba por aí: a hidratação também precisa ser feita de “dentro para fora”. Ou seja, você precisa ingerir uma boa quantidade de líquidos para manter o organismo trabalhando normalmente e se prevenir contra a desidratação. O ideal é beber, ao menos, 2 litros de líquidos por dia, preferindo as opções saudáveis e sem álcool, como água mineral, água de coco, chás gelados e sucos naturais.

Use filtro solar diariamente

Independentemente da estação do ano, o uso do filtro solar é obrigatório. Porém, durante o verão, esse cuidado deve ser ainda maior, uma vez que temos o costume de passar mais tempo sob o sol.

Para que o produto seja eficiente, é preciso aplicá-lo 30 minutos antes da exposição. Em seguida, os especialistas recomendam a reaplicação a cada 3 horas, principalmente se você estiver praticando atividades aquáticas.

Na hora de adquirir o produto, fique de olho em seu fator de proteção. A dica é investir nas versões com, no mínimo, 30 FPS. Caso você sofra com pele oleosa ou seca demais, há a possibilidade de consultar um dermatologista para descobrir qual o melhor filtro solar para o seu perfil.

Preze a higiene

O verão é uma época conhecida pelo surgimento de diversas doenças de pele. Isso acontece porque, durante as altas temperaturas, os fungos têm mais facilidade para se proliferar. Eles geram complicações como a micose — uma infecção dermatológica capaz de causar irritação, coceira, dor, vermelhidão e incômodo constante. Bem desagradável!

Mas o lado positivo é que existem maneiras de se proteger contra esse tipo de dor de cabeça. A melhor delas é manter a pele seca sempre que sair do mar ou da piscina. A atenção ainda deve se estender para os pés. Sempre que possível, utilize chinelos e sandálias para facilitar a respiração da pele e evitar que suor se acumule entre os dedos.

Dica extra

Quer evitar ao máximo a micose? De forma alguma compartilhe suas toalhas ou roupas em praias, clubes e piscinas. Em muitas situações, tal complicação é contagiosa e pode ser transferida pelo simples contato com os pertences pessoais do indivíduo contaminado.

Priorize uma alimentação saudável

Ao longo das altas temperaturas, é normal que nosso metabolismo fique mais lento e, consequentemente, a digestão se torne demorada. Diante desse fato, o ideal é investir em um cardápio leve e saudável, ponderando no consumo de alimentos gordurosos, açúcares e bebidas alcoólicas em excesso.

Em vez disso, aposte na ingestão de carnes magras e grelhadas, grãos integrais, ingredientes cozidos, frutas e legumes — que têm alto nível de fibras e de água, favorecendo a hidratação da pele.

Já se a ideia é prolongar o bronzeamento, também é interessante recorrer aos alimentos compostos por carotenoides. Estes nada mais são do que elementos responsáveis pela função antioxidante da derme. Cenoura, maçã, beterraba, abóbora e mamão são alguns deles.

Invista em roupas adequadas

Por último, o uso de roupas corretas também pode ajudar você nessa tarefa. Atualmente, nas lojas especializadas, você não terá dificuldade em encontrar trajes produzidos a partir de materiais capazes de bloquear a radiação UV.

Procure ainda analisar com cautela o tecido das suas roupas. As versões em algodão, por exemplo, costumam proteger mais a pele contra os efeitos nocivos do sol. Por sua vez, os tecidos sintéticos oferecem uma proteção menor, bloqueando apenas parte da radiação.

Os acessórios também devem ser priorizados. Os mais famosos são bonés e chapéus, que além de embelezarem o visual, ajudam a deixar a pele do rosto e do couro cabelo intacta. Há ainda os óculos de sol, que são excelentes para proporcionar maior conforto visual e prevenir o surgimento de lesões, cataratas e outras complicações nos olhos.

Então, gostou das nossas dicas sobre os principais cuidados com a pele no verão? Ao seguir cada uma delas, seus dias de descanso e curtição ficarão ainda melhores e você poderá se prevenir contra diversos problemas de saúde.

Após conferir tudo sobre o assunto, aproveite para compartilhar essas informações com os amigos nas suas redes sociais. Eles também merecem ficar por dentro!

Leave a Reply