• By Costão
  • 19 de novembro de 2019

Atividades aquáticas são diferenciais para seu lazer. Confira!

atividades aquáticas

Atividades aquáticas são diferenciais para seu lazer. Confira!

1024 683 Blog do Costão do Santinho

Atividades aquáticas são uma boa estratégia para garantir a saúde e o bem-estar. Além disso, podem ser opções interessantes para momentos de lazer, especialmente durante as férias. 

Essa prática melhora o condicionamento físico, traz sensação de relaxamento, facilita a socialização, entre outros benefícios. Sendo assim, por que não incluí-la na programação das férias, não é mesmo? Muitos destinos contam com opções de atividades aquáticas que podem ser boas alternativas para entreter toda a família.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira as dicas que separamos sobre o assunto! 

Afinal, quais são os benefícios de fazer atividades aquáticas?

As atividades aquáticas trazem uma série de benefícios para pessoas de todas as idades e, geralmente, há poucas limitações para realizá-las. Modalidades como natação e hidroginástica, inclusive, são recomendadas como tratamento complementar para diversas situações, já que os movimentos na água estimulam a musculatura e não causam impacto nas articulações e nos tendões. 

Além disso, assim como toda prática esportiva, esses exercícios liberam endorfina no organismo (o hormônio é responsável pela sensação de bem-estar) e ainda contribuem para aumentar a autoestima e aliviar o estresse. Outros benefícios são:

  • melhora no condicionamento físico;
  • melhora na circulação sanguínea;
  • aumento da resistência física e respiratória;
  • contribui para a socialização;
  • agrega sensação de bem-estar e relaxamento.

Para alcançar os benefícios com a atividade é importante realizá-la corretamente. Avalie a sua condição física para não exagerar na prática e busque apoio com profissionais especializados. 

Quais são as principais atividades aquáticas para o lazer?

As modalidades aquáticas podem ser interessantes para diversificar a programação nos momentos de folga. Dessa forma, além das vantagens para o corpo, você terá novas experiências, poderá conhecer pessoas, desenvolver habilidades, entre outros benefícios. Veja a seguir alguns exemplos de atividades para fazer durante as férias, os feriados ou mesmo em uma escapada durante um fim de semana.

Hidroginástica

A hidroginástica é uma modalidade que combina relaxamento e fortalecimento da musculatura, sendo positiva tanto para quem deseja condicionamento físico quanto para aumentar o bem-estar. Ela é bastante praticada em hotéis e resorts — muitos estabelecimentos contam com profissionais capacitados para orientar os hóspedes e promover um período de descontração e lazer aliado a um exercício físico. 

Natação

A natação é uma atividade física completa, pois trabalha os músculos de forma equilibrada e ainda contribui com o sistema respiratório. Ela é indicada para todas as idades e pode ser realizada inclusive por bebês.

As crianças adoram quando há uma piscina disponível para se refrescar, nadar e brincar, e os adultos também não deveriam perder essa oportunidade, especialmente em dias de folga! Sendo assim, ao viajar procure contar com essa infraestrutura na sua hospedagem para movimentar o corpo e passar um tempo de qualidade com a família.

Surf 

Para quem pretende passar os dias de folga na praia, o surf é mais uma das opções de atividades aquáticas para o lazer de adultos e crianças. Ele é positivo para desenvolver agilidade e equilíbrio corporal e para aliviar o estresse. 

E não se preocupe se você não tiver habilidades com o esporte — muitos destinos do litoral contam com aula de surf para iniciantes. Durante as aulas você aprenderá sobre os procedimentos de segurança, preparativos para entrar no mar, como se equilibrar na prancha, entre outros cuidados. 

Rafting 

O rafting é uma atividade aquática de aventura, ou seja, é indicada para quem busca lazer com emoção! Ele é feito com o uso de botes infláveis que possibilitam a descida em corredeiras, que podem ser mais ou menos movimentadas de acordo com a experiência dos praticantes. 

O esporte é dividido em diferentes níveis, que variam de 1 a 7. Nos níveis 1 e 2, o rio tem poucas pedras e um percurso mais tranquilo, sendo indicado para crianças e iniciantes. Já do nível 3 em diante as ondas ficam maiores e pode haver rochas, desníveis e quedas mais acentuadas, sendo necessário realizar manobras específicas. 

Há diversos locais pelo Brasil em que é possível praticar rafting. Florianópolis, por exemplo, é uma das opções para isso. A região conta com rios propícios para a atividade, além da presença de instrutores credenciados para indicar os procedimentos de segurança e fornecer os equipamentos adequados. 

Mergulho

Já pensou em aproveitar as férias para observar a vida marinha de perto? Com o mergulho isso é possível! O procedimento pode ser feito na superfície com o uso de máscara de snorkel e nadadeiras que facilitam a movimentação, a respiração e a observação das espécies.

Quem deseja ter uma experiência subaquática precisará de roupas adequadas e do uso de um cilindro com ar comprimido. Além disso, a prática deve ser acompanhada por um instrutor especializado. 

Como programar o passeio? 

Se você deseja realizar atividades aquáticas no momento de folga é importante se planejar para isso. O primeiro passo é avaliar as suas condições físicas para escolher a modalidade mais adequada. 

Também é necessário escolher o local ideal. Quem pretende praticar rafting ou mergulho deve pesquisar sobre as melhores regiões para isso. Se o destino for mais distante não se esqueça de providenciar as passagens aéreas com antecedência.

A hospedagem é outro ponto relevante. Ao ficar em um lugar com boa localização você otimiza o tempo de deslocamento e aproveita melhor o período de lazer. Ao optar por um resort, por exemplo, você encontrará infraestrutura para mais de uma modalidade aquática, além da presença de instrutores. A estratégia é positiva para um passeio em grupo ou com a família e para diversificar a programação com conforto e segurança. 

Por fim, busque profissionais especializados para acompanhar o exercício, siga os procedimentos de segurança e utilize equipamentos e acessórios adequados para evitar qualquer imprevisto ou acidente e garantir uma experiência agradável. 

Os momentos de lazer não precisam ser sempre iguais, há inúmeras atividades para fazer e locais para conhecer. Sendo assim, que tal se dedicar às atividades aquáticas na sua próxima folga? Esperamos que esse texto sirva de inspiração! 

Está buscando um bom local para o lazer da sua família? O Costão do Santinho oferece uma excelente infraestrutura para isso! Entre em contato e saiba mais!

Leave a Reply