As 10 melhores praias de Santa Catarina

As 10 melhores praias de Santa Catarina

960 720 Blog do Costão do Santinho

Santa Catarina é bela por natureza e já foi eleito diversas vezes o melhor destino de viagem do Brasil pela Revista Viagem e Turismo. Florianópolis também já coleciona prêmios de melhor destino de praia, pela junção de belezas naturais, estrutura e qualidade de serviço.

Apesar de o foco ser Florianópolis quando o assunto é praia, o estado oferece opções incríveis fora da ilha da magia para os turistas que querem, literalmente, mergulhar na natureza desse estado esplendoroso.

Então, preparamos esse artigo com as 10 melhores praias de Santa Catarina, apresentadas de forma linear, começando pelo norte do estado, em Itajaí, passando por Florianópolis e indo até Garopaba.

1. Praia Brava – Itajaí

praia brava itajaí

A Costa de Itajaí reúne uma natureza característica do litoral catarinense com a estrutura e badalação de uma boa cidade. Ideal para quem gosta do estilo Balneário Camboriú, mas com o diferencial dos Beach Clubes. Possui uma faixa de areia extensa e opções do que fazer e onde comer não faltam.

2. Ilha de Porto Belo

vista da ilah de porto belo em santa catarina

A Ilha de Porto Belo fica na chamada Costa Esmeralda e pode ser uma excelente opção para quem deseja pegar uma praia numa ilha que só se chega por barco. O mar é calmo e tranquilo, pois a praia da ilha é voltada para a baía. No local existem trilhas e um ponto de mergulho que pode ser utilizado para ver os peixes da costa com snorkel. É um passeio e tanto!

3. Praia de Palmas – Governador Celso Ramos

praia de palmas em governador celso ramos entre as melhores de santa catarina com bandeira azul

Governador Celso Ramos está a cerca de 30 minutos de Florianópolis e possui uma das únicas praias brasileiras com a bandeira azul: a Praia de Palmas. A faixa de areia é extensa, a água limpa e com uma temperatura agradável, o acesso é fácil e a infraestrutura excelente. É perfeita para quem gosta de pegar um sol ou tomar um banho sem ter muito trabalho.

4. Praia do Mariscal – Bombinhas

mariscal em bombinhas entre as melhores praias de santa catarina

A praia mais extensa do município de Bombinhas, com 4 quilômetros de faixa de areia, é bem democrática e atrai famílias e surfistas. De um lado, suas águas são mais tranquilas, de outro, mas agitadas e muito boas para a prática do surf. A estrutura é boa para quem procura comodidade, bem como a facilidade de acesso.

5. Praia do Santinho na amada Floripa

praia do santinho uma das melhores de santa catarina

A Praia do Santinho é a que mais adentra o oceano entre as praias do sul. Isso dá a ela o status de uma das praias mais limpas do país. Tem o mar azul e a água bem fresca. A extensa faixa de areia inicia ao pé do Morro das Aranhas e termina no Morro dos Ingleses. É guardada por vegetação na parte traseira e todo esse cenário lhe dá status de praia paradisíaca.

6. Praia da Joaquina

praia da joaquina uma das melhores de santa catarina

Os surfistas amam a Joaquina no leste da Ilha de Santa Catarina. Uma praia de fácil acesso, passando pela Lagoa da Conceição e que possui às margens um gigantesco parque de dunas que permitem a prática do sandboard e garantem fotos lindíssimas. O visual da praia é demais: do lado esquerdo, mata e costões, do lado direito, tem-se a vista da praia do Campeche, Armação e a Ilha das Campanhas.

7. Praia de Naufragados

praia de naufragados em florianopolis uma das melhores do estado

Esse é um dos cantinhos escondidos mais lindos da Ilha da Magia. Para conseguir chegar à Praia de Naufragados, é necessário ir até o fim da estrada histórica do Ribeirão da Ilha, de onde inicia-se uma trilha de cerca de 1 hora por entre a Mata Atlântica. É uma praia praticamente deserta, no ponto mais ao Sul da Ilha e carrega esse nome devido ao seu solo ser cheio de pedras, difícil para navegação de embarcações.

8. Guarda do Embaú – Palhoça

praia da guarda do embau em palhoca santa catarina

Existe um pedacinho de paraíso bem ‘good vibes’ em Palhoça, a 30 quilômetros de Florianópolis. A Guarda do Embaú é uma praia com um centrinho bem charmoso, que une lojinhas com artesanato e restaurantes. Para chegar à praia, é preciso atravessar o Rio da Madre. Essa travessia é feita pela cooperativa de barqueiros que trabalham no local e é bem rápida. Se você quer se aventurar, pode atravessar a pé, mas deve ficar atento, pois correntes podem surgir de uma hora para a outra. Por isso, é bom contar com a experiência dos barqueiros da praia da Guarda.

9. Praia do Rosa – Imbituba

praia do rosa em imbituba uma das preferidas em santa catarina

Uma das praias mais queridas de Santa Catarina é a do Rosa. Todos que a visitam relatam uma experiência única, tanto pela beleza do lugar quanto pela energia que que as pessoas dizem sentir. Num estilo bem ‘roots’, não faltam opções para curtir a natureza e enxerga-la com diferentes ângulos. O lar da Praia do Rosa é Imbituba

10. Praia da Ferrugem – Garopaba

praia da ferrugem em garopaba santa catarina

A Praia da Ferrugem é mais uma daquelas opções típicas do litoral catarinense que unem montanhas e praia. Tem uma boa infraestrutura e o mar costuma ser um pouco agitado, mas é uma praia convidativa e acolhedora. Fica no município de Garopaba.

E então, o que achou de todas essas praias maravilhosas que estão esperando por você no litoral de Santa Catarina? O melhor é que separamos apenas 10 e só Florianópolis tem mais de 40 praias. Com certeza, existe um pedacinho de areia perfeito e seguro para você e sua família nesse estado que vai adorar te receber.

Leave a Reply