Acessórios de viagem: saiba o que você não pode esquecer

acessorios de viagem

Acessórios de viagem: saiba o que você não pode esquecer

1024 683 Blog do Costão do Santinho

Você já reparou como é boa a sensação de preparar-se para viajar? Desde a escolha do destino, das atividades de lazer, dos pontos turísticos até a hospedagem, é prazeroso planejar cada detalhe e imaginar os momentos de alegria e relaxamento que você vai experimentar no destino.

Para que sua viagem seja um sucesso, é necessário que você tenha todos os itens de que precisa na sua mala, como medicamentos, roupa adequada, itens de higiene, dispositivos eletrônicos, entre outros. Por isso, preparamos este texto com os principais acessórios de viagem que você não pode esquecer ao fazer a sua viagem dos sonhos.

A importância de arrumar a mala de viagem corretamente

Você já chegou a um destino de viagem e, pouco tempo depois, percebeu que tinha esquecido uma peça de roupa em casa? Ou, num cenário mais pessimista, já notou que tinha esquecido algum medicamento importante? Diante disso, não resta outra escolha se não ir até a farmácia mais próxima e pagar por um item que você poderia ter trazido de casa.

Agora, e se você tivesse esquecido em casa um documento importante, como carteira de motorista ou de identificação? Nesse caso, a situação se complica um pouco mais, já que, em grande parte das vezes, não é possível obter uma nova documentação na cidade em que você está e isso pode acabar prejudicando a sua viagem.

Diante dessas situações, fica evidente a importância da arrumação correta da mala de viagem. Para isso, é recomendável fazer um checklist de acordo com suas necessidades ou utilizar um checklist já pronto disponível na internet e adaptá-lo ao que você precisa. Há vários sites que disponibilizam uma lista pronta para fazer as malas, o que ajuda muito na hora de se preparar.

Os acessórios de viagem que você não pode esquecer

Para viagens nacionais ou internacionais, existem itens que são indispensáveis para tornar a sua viagem prazerosa e mais econômica. Confira, abaixo, os acessórios de viagem que você pode incluir na sua lista.

Documentos de identificação

Os principais documentos de identificação que você deve levar em viagens nacionais são a sua cédula de identidade (RG) e sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), caso pretenda alugar um carro. Certifique-se de guardar os documentos em um local seguro: na sua bagagem de mão, se você for viajar de avião, ou em uma doleira.

Não é recomendável guardá-los em bagagem despachada, pois, caso haja extravio, você pode ficar sem os documentos.

Produtos de higiene 

As hospedagens, em geral, disponibilizam alguns itens de higiene. No entanto, eles são apenas um complemento dos produtos que você deve levar. É comum encontrar shampoos, condicionador e toalha nos locais de destino.

Porém, outros itens pessoais, como escova de dentes, creme dental, fio dental, limpadores de língua, desodorante, talco para pés, toalhas de rosto, cremes de limpeza de pele, entre outros, são de responsabilidade do viajante. Lembre-se de lacrar bem os produtos líquidos antes de colocá-los na mala.

Carregadores e baterias portáteis

Um problema recorrente em viagens é ficar sem bateria e não conseguir se comunicar ou não conseguir acessar a internet para buscar informações específicas sobre o destino. Em locais nos quais você não está acostumado a ir, perder o acesso à internet pode realmente ser um problema.

Por isso, leve carregadores portáteis (mais de um, se possível) e lembre-se de carregá-los antes de sair de casa.

Acessórios infantis

Quem nunca esqueceu um acessório dos filhos que atire a primeira pedra. Porém, com um pouco de planejamento e disciplina, é possível evitar essa situação desconfortável.

Anote na sua lista para que você se lembre de levar mamadeira, chupeta, pomadas, fraldas, alimentos específicos para a criança, roupinhas, remédios, roupas de banho, itens de higiene etc. Se a criança for um pouco maior, leve também jogos para distraí-la durante a viagem.

Kit de primeiros socorros básico

O kit de primeiros socorros é comumente negligenciado pelos viajantes. No entanto, eles são indispensáveis para minimizar os danos de imprevistos que podem acontecer durante a viagem. Um corte sofrido durante uma atividade turística, por exemplo, pode ser bastante incômodo, se você não carrega um pano, álcool e band-aid para impedir o sangramento. Por isso, passe a incluir os produtos básicos na sua necessaire.

Cadeado para mala

Dependendo do local que você for ficar hospedado (como hostels) ou da forma de viagem (como viagens de avião, em que é necessário despachar bagagem), os cadeados para mala são fundamentais. Quem nunca ouviu a história de um amigo ou conhecido que teve os itens roubados em um aeroporto?

Por isso, escolha bem os cadeados para que eles sejam de qualidade e adequados para a sua bagagem. Vale lembrar, também, que todo cuidado é pouco. Os cadeados aumentam a proteção, porém, não são garantias definitivas da segurança dos seus pertences.

O que considerar ao escolher o próximo destino da sua viagem

Que o planejamento de viagem é essencial, todo mundo já sabe. Agora, o que considerar ao fazer o planejamento é uma informação mais importante ainda. Na sua próxima viagem, é fundamental que você defina com antecedência:

  • a data;
  • a duração;
  • o destino;
  • a época do ano para visitar determinado destino;
  • as atrações turísticas que você vai visitar;
  • o orçamento financeiro com alimentação, lazer, transporte e hospedagem;
  • a reserva de hospedagens;
  • as passagens aéreas ou meios de transporte;
  • documentos importantes.

A elaboração desse planejamento reduz os imprevistos que podem ocorrer e aumenta as chances de a sua viagem ser bem-sucedida e inesquecível. Se você está em busca de destinos em Santa Catarina ou se vai viajar no feriado, por exemplo, é importante ter a roupa adequada para a época do ano e verificar se as atrações turísticas estão funcionando durante esse período.

Neste texto, explicamos a importância de fazer as malas, de incluir os acessórios de viagem certos e apresentamos alguns pontos que você precisa considerar no seu próximo destino.

Se você achou este artigo interessante, então, aproveite para conferir os 6 erros em planejamento de viagens que você deve evitar.

Leave a Reply