A encantadora Serra do Mar no litoral brasileiro

serra do mar serra dos orgaos dedo de deus

A encantadora Serra do Mar no litoral brasileiro

1024 685 Blog do Costão do Santinho

A Serra do Mar é um dos espaços mais fantásticos e ricos do Brasil em fauna, flora e beleza. Essa cadeia montanhosa se estende do extremo sul de Santa Catarina e vai até o Rio de Janeiro. É onde existe a maior parte de Mata Atlântica preservada do país e é reconhecida como patrimônio natural da humanidade pela Unesco.

O maior felino e o maior macaco das Américas, a Onça-Pintada e o Muriqui; e o menor sapo do mundo, o Pingo de Ouro, moram nessa área com mais de 1.500 quilômetros de extensão e que tem maior concentração de espécies por hectare em relação a Amazônia.

muriqui - maior macaco das américas
O Muriqui – o maior macaco das Américas

E então, vamos explorar um pouco das belezas expressivas da Serra do Mar através dos estados que a compõem? A nossa viagem começa pelo Rio de Janeiro e termina em Santa Catarina. Vamos lá?

Serra dos Órgãos – Rio de Janeiro

serra dos orgaos no rio de janeiro serra do mar
Serra dos Órgãos – Rio de Janeiro

O terceiro parque nacional mais antigo do país, consegue reunir, o Dedo de Deus e a Agulha de Diabo nos seus mais de 20 mil hectares preservados. O lugar é um marco na conservação ambiental nacional e o lugar preferido dos trilheiros, possuindo a maior rede de trilhas do Brasil, com cerca de 200 quilômetros delas. Uma dessas trilhas e de grande destaque, é a travessia Petrópolis – Teresópolis, de alto nível e com mais de 30 quilômetros de extensão entre os topos das montanhas.

O local é lar de mais de 130 animais ameaçados de extinção e possui espécies que são encontradas apenas em seu perímetro, que é cheio de montanhas, e poços de água, como o Poço Verde e o Poço da Preguiça.

Poço Verde – Na Serra dos Órgãos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o nome Serra dos Órgãos não está relacionado aos pontos lá existentes, como o Dedo de Nossa Senhora e o Nariz do Frade, mas pela visualização dos portugueses quando chegaram à Baía de Guanabara. Eles perceberam a semelhança daquelas formações rochosas pontudas e sobressalentes ao instrumento musical órgão.

Serra da Bocaina – São Paulo

Serra da Bocaina - Serra da Mantiqueira

A Serra da Bocaina é preservada através de um parque nacional, sediado em São Paulo e bem próximo à divisa com o estado do Rio de Janeiro. Da Pedra da Macela, é possível ver a Ilha Grande e o litoral de Paraty, emoldurados por uma mistura singular de montanhas e faixas litorâneas delineadas de forma a lembrar filmes de aventura.

Um dos pontos mais desejados no parque, é a Cachoeira do Bracuí, na cidade de Bananal. Além de possuir lindas quedas d’água, no ponto final da cachoeira existe um poço em que é possível até mesmo mergulhar. Dali, tem-se a vista da Janela do Céu, da onde vê-se Angra dos Reis em todo seu esplendor.

cachoeira do bracui - serra da bocaina
Janela do Céu da Cachoeira do Bracuí

E não é ‘só’ essa cachoeira linda que existe por lá. A Serra da Bocaina é conhecida justamente por ser o lar de vários cursos e quedas d’água, sendo a ‘mãe’ dos rios Paraitinga, Bracuí, Mambucaba, Perequê e vários outros.

Serra do Mar pelo trem no Paraná

serra do mar paranaense - passeio de trem
Passeio de Trem até Morretes pela Serra do Mar

Curitiba é uma cidade serrana, ficando a quase mil metros acima do nível do mar. A Serra do Mar separa a cidade do litoral e os caminhos utilizados para chegar ao mar rendem belíssimos passeios no estado paranaense. Um dos mais famosos é o caminho da Serra da Graciosa, através do qual é possível chegar às cidades de Morretes e Antonina, no litoral.

Estrada da graciosa na serra do mar do paraná
Estrada da Graciosa no Paraná

Quem quiser fazer um passeio diferente e único no país, precisa conhecer o trem da Serra do Mar Paranaense. O passeio de trem sai de Curitiba e vai até Morretes, com direito a parada para almoço de prato típico – o delicioso barreado. De trem, vê-se as belezas da Serra do Mar em território paranaense através das 41 pontes no percurso que, às vezes, faz você sentir-se como se flutuando em meio à mata. A volta é feita através da Estrada da Graciosa.

As belezas da Serra do Mar em Santa Catarina

serra do rio do rastro -divisa serra geral e serra do mar
Serra do Rio do Rastro – pertencente à Serra do Mar. Ao lado esquerdo do vale, o início da Serra Geral e do Planalto Catarinense

Santa Catarina é um dos estados brasileiros com o relevo mais acidentado. Possui curtas planícies no litoral delimitadas pela Serra do Mar, que estende-se até a Serra Geral na formação do planalto catarinense.

Essa mistura de relevos dá ao estado uma característica natural única, com praias ao pé das montanhas e estradas serranas de tirar o fôlego. Inclusive, a Serra do Rio do Rastro, bem na divisa entre a Serra do Mar e a Serra Geral, foi eleita pelo público como a estrada mais alucinante do mundo, pelas suas 284 curvas entralhadas na rocha.

A Serra do Corvo Branco também é belíssima e possui uma estrada que corta uma rocha de 90 metros de altura no meio, proporcionando um visual incrível. Ainda, essas rochas serão ligadas em breve por uma ponte de vidro em um projeto já em execução.

serra do corvo branco em santa catarina
Corte das rochas de 90 metros de altura da estrada da Serra do Corvo Branco

Com essas características geomorfológicas singulares, Santa Catarina oferece uma infinidade de paisagens para todos os gostos em poucos quilômetros. A própria cidade de Florianópolis possui praias cercada de montanhas e fica a apenas 40 quilômetros do início da Serra Catarinense. Em cerca de 2 horas de carro já é possível estar em meio ao planalto serrano.

Um passeio para quem ama diversidade natural

Qualquer um dos destinos da Serra do Mar encanta aqueles que amam ver a natureza no seu esplendor e magnitude. Cada estado que compartilha essa formação montanhosa histórica, possui a sua singularidade, bem como características comuns.

Explorar a Serra do Mar vindo do Rio de Janeiro em direção a Santa Catarina pode ser uma excelente aventura, parando em cada um dos pontos destacados e aproveitando uma aventura e tanto nesse sistema que mistura serra e litoral. Preparado?

Leave a Reply