7 trilhas que você precisa conhecer no Norte da Ilha de Santa Catarina

7 trilhas que você precisa conhecer no Norte da Ilha de Santa Catarina

702 468 Blog do Costão do Santinho

Aventura, diversão e aprendizado, tudo isso em uma paisagem de tirar o fôlego.

Florianópolis não é apenas um pedacinho de terra perdido no mar, a Ilha da Magia tem a sua biografia construída pelas mãos que produziam as artes rupestres, a cerâmica, as rendas, as tarrafas e a farinha. A história está viva em cada parte desta terra insular. Tudo aqui inspira e transpira narrativas, por isso, vem com a gente conhecer sete trilhas no norte da ilha que encantam, ensinam, inspiram e divertem quem por elas passam.

#1 – O Caminho Ecológico

museu arqueológico do homeme do sambaqui ao pe do morro das aranhas em florianopolis
Museu arqueológico do Homem do Sambaqui, preservado pelo Resort Costão do Santinho, ao pé do Morro das Aranhas.

Iniciando no pé do costão, a trilha chega até parte do Morro das Aranhas. O percurso dura cerca de uma hora e meia e o nível da caminhada é leve, portanto, esta é uma diversão e tem lições para a família toda. Nesta trilha, você vai encontrar muito mais que paisagem, fauna e flora nativa e secundária – porque além de ser uma área de preservação patrimonial particular –  a trilha é um museu arqueológico a céu aberto, pois contém infinitas histórias paleolíticas. Nesta caminhada, você consegue observar e até mesmo tocar infinitas inscrições rupestres, que são as marcas de povos de que datam, pelo menos, cinco mil anos de história. Esta é mais uma narrativa que vale a pena conferir.

#2 – Caminhada para a Praia do Moçambique

trilha para a praia do moçambique florianópolis
Pé do Morro das Aranhas e Praia do Moçambique.

A trilha é bem demarcada e inicia atrás do Costão do Santinho Resort, que liga a praia do Santinho ao Moçambique. Ela permeia os três costões:  Ponta das Aranhas, Ponta do Lageado e a Ponta do Calhau Miúdo e é entre aclives, declives e túneis de vegetação que você encontra a Praia do Moçambique. Localizada na parte nordeste da Ilha, a Praia do Moçambique, banhada pelo Oceano Atlântico, é uma das praias mais belas da ilha, além de ser a mais extensa, com 12,5 km. A praia é muito tranquila com relação à quantidade de pessoas que a frequentam, porém, o mar é agitado e recomenda-se cautela ao banhar-se. Mesmo assim, é um ótimo lugar para relaxar e curtir a vista que é encantadora.

Para quem curte pegar uma grande onda, esta é a sua praia no norte da ilha. A vista de seu vasto horizonte é de encantar os olhos e, do alto da trilha do Morro das Aranhas, tem-se um visual sedutor de um habitat natural selvagem. Durante o percurso você se depara com pequenos córregos e piscinas para banho. Do alto, também é possível vislumbrar o pequeno arquipélago que forma a ilha das aranhas. Certamente este é um roteiro que não pode ficar de fora da sua viagem.

#3 – Topo do Morro das Aranhas

topo do morro das aranhas na praia do santinho em florianopolis
Morro das Aranhas ao centro da imagem.

Se, na dica anterior você já ficou animado com a paisagem, na caminhada para o topo do Morro das Aranhas a aventura é ainda mais instigante, pois quanto mais você se aproxima do cume de 225 metros de altura, mais clara é a vista panorâmica das praias do Santinho e dos Ingleses e das ilhas do Arvoredo e do Badejo. Do outro lado, vislumbra-se a Praia do Moçambique, Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, e ainda, vê-se de longe, os morros da Praia da Armação, que ficam no Sul da Ilha.

O Morro das Aranhas é considerado a “esquina” da ilha, pois de um lado há o extremo norte e do outro, o Leste da Ilha. A trilha é coberta pela mata atlântica e todo o percurso é em subida, por vezes, bem puxado. O início da caminhada se dá no costão sul da Praia do Santinho, após a passagem pelas inscrições rupestres e as estátuas do Sítio Arqueológico do Costão do Santinho. O caminho é de terra batida, intercalando com alguns trechos de pequenas pedras, e há um predomínio de trechos com muitas raízes e folhas em decomposição.

#4 Volta ao Morro das Aranhas

morro das aranhas, praia do moçambique e dunas dos ingleses
Vista aérea do Morro das Aranhas, Praia do Moçambique e Dunas dos Ingleses.

Esta é a mais completa trilha do Norte da Ilha ao percorrer por ela você irá observar todos os ecossistemas da Ilha, como: restinga, mata atlântica, dunas, lagoa de água doce e praias. A trilha possui 4.500 metros de percurso de pura beleza e dura, aproximadamente, duas horas e meia. O trecho é um dos mais percorridos e conhecidos na região. A primeira parte, de aclive, passa pelo Costão, próximo ao mar. Já o caminho de volta é por meio das dunas, com uma paisagem completamente diferente. Em um determinado ponto da caminhada, você encontra um pequeno oásis – uma lagoa que pode lhe render um mergulho. O contato com a natureza é imensurável e as paisagens ao logo da caminhada são exuberantes. Há vários pontos de contato em que é possível avistar o mar.

#5 Dunas Costeiras

dunas do santinho

As Dunas do Santinho têm as principais características de uma praia de enseada: montes de areia depositados e moldados pela ação do vento. As dunas costeiras, além de compor a paisagem singular da Praia do Santinho, são uma atração turística de muita diversão. Possuem uma área de cerca de 91,5 hectares e são tombados como patrimônio natural e paisagístico da Ilha. São faixas e semi-faixas que fazem a fronteira com a Praia dos Ingleses, onde nas dunas, a diversão é garantida para a prática de esportes e caminhadas. Reserve um dia e divirta-se do Santinho aos Ingleses. E, no fim, dê um mergulho e deixe o mar lavar a alma.

#6 Topo do Morro dos Ingleses

morro dos ingleses na praia dos ingleses
Morro dos Ingleses em destaque: dividindo a Praia do Santinho (à direita) e a Praia dos Ingleses (à esquerda).

A Trilha do Morro dos Ingleses tem início no canto esquerdo da Praia do Santinho. É uma trilha de média dificuldade devido aos aclives e declives presentes nos trechos iniciais e finais. Quando se chega no alto do morro, há um mirante de pedras no qual você tem uma vista panorâmica das praias dos Ingleses e do Santinho. A paisagem é única e a experiência é singular. Certamente, este é um roteiro para se ter na bagagem. Já fez a trilha do topo do Morro das Aranhas? Então, que tal fazer uma montagem na foto e ter uma panorâmica total desta parte da ilha?

#7 Marina do Costão

praia do santinho em florianópolis
Área de restinga nas Dunas dos Ingleses, dividindo a Marina do Santinho e a praia vizinha.

A trilha da Marina do Costão é sem dúvida a mais longa de todas as sete, mas o seu nível é leve, há poucos aclives e declives – a diversão perfeita para a Família. Em média, possui um trajeto de cinco mil metros de ida e volta. Durante a caminhada, você percorre a extensão da Praia do Santinho, passando pelas dunas e chegando na Praia dos Ingleses, onde o mar é mais calmo, a temperatura da água é um pouco mais quente e com tons esverdeados, que promovem uma experiência impar e de encantar os olhos aos aventureiros. Além disso, é possível escorregar pelas dunas e cair direto na água! Uma diversão que vale a pena. Ao fim do dia, é possível ver as luzes do Centrinho dos Ingleses refletidas no mar. Sem dúvida, uma paisagem para se guardar na memória.

A história se materializa na memória, e tornar o conhecimento coletivo é manter a tradição eterna. Por isso, o Costão do Santinho Resort mantém esses laços com a essência desta Ilha que transforma e encanta gerações. Venha desbravar esta história e eternizar momentos únicos conosco. Venha viver esta experiência!

Para garantir o sucesso total de sua experiência nestas aventuras veja algumas dicas:

  • Use sempre filtro solar
  • Não esqueça do repelente
  • Leve água para manter-se hidratado
  • Conte com a proteção de boné e óculos escuros
  • Utilize roupas leves e um calçado estável confortável
  • E divirta-se!

Que tal estar perto de todas essas trilhas e belezas naturais e ainda poder contar com um serviço de qualidade para relaxar quando voltar das aventuras? Você pode se hospedando no Costão do Santinho Resort All Inclusive. Com 750 mil m² de Mata Atlântica preservada e uma infraestrutura completa, você fica à vontade para aproveitar e relaxar. Entre em nosso site e conheça o resort.

Leave a Reply