7 lugares frios no Brasil que você precisa conhecer + bônus

lugares frios para conhecer no sul do brasil

7 lugares frios no Brasil que você precisa conhecer + bônus

1024 682 Blog do Costão do Santinho

Com o inverno batendo à porta, a gente logo lembra da lareira, o vinho e uma coberta sobre os pés para a leitura de um livro. Também pode surgir a vontade de viajar para aproveitar onde faz frio de verdade e curtir a paisagem logo que tudo isso passar.

Toda a tropicalidade brasileira cede espaço às regiões onde o frio é tanto que chega a nevar! Esse Brasil cheio de frio fica no sul e tem paisagens de tirar o fôlego.

Confira com a gente os lugares frios no Brasil que devem estar na sua próxima em que quiser passar aquele friozinho.

1. Bento Gonçalves

Bento Gonçalves Vinícola Rio - lugares frios para conhecer no sul do brasil
Vinícola em Bento Gonçalves

Quando falamos em Serra Gaúcha, logo vem Bento Gonçalves à cabeça, da mesma forma que um gosto de vinho surge na boca. A cidade é nacionalmente conhecida por fazer parte do Vale dos Vinhedos, com outros dois municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Contudo, a cidade que escolhemos para iniciar a aventura pelo mundo do frio tem um destaque especial.

Nela, além de sentir o friozinho bem pertinho de você, é possível esbarrar com uma fonte de vinho no meio da rua. Exatamente! A La Fontana fica na Via del Vino, bem no centro da cidade. E que tal um passeio de Maria Fumaça? É, lá em Bento Gonçalves eles te esperam na estação com um gole de vinho, bem ao lado de outra atração chamada Epopeia Italiana. O passeio vai até a cidade de Garibaldi, passando por campos e vinícolas. Que oportunidade para os amantes do vinho, hein?!

2. Canela

cascata do caracol - canela - rio grande do sul
Cascata do Caracol, em Canela

Se em Bento Gonçalves temos vinho, em Canela temos cachaça direto do Alambique Flor do Vale. Lá você vai poder conhecer todas as etapas de produção da bebida e ainda levar a sua para esquentar o corpo no frio! Além disso, a Catedral de Pedra – linda igreja em estilo gótico bem no centro – tem um espetáculo de som e luzes todas as noites que dura 15 minutos e que qualquer um pode ver. Ah, e lá também tem uma série de atrações culturais e museus, um deles bem descolado por sinal: o Museu dos Beatles!

Se o assunto é natureza, Canela também é destaque. No Parque das Sequoias você vai poder ficar no meio de várias das árvores que foram trazidas para a região na tentativa de convivência com os pinheiros, bastante explorados na região tempos atrás. Também existe a Cascata Caracol, de beleza ímpar que pode ser conhecida através dos mirantes ou de um delicioso passeio de bondinho.

3. Morretes

morretes - subida da serra - lugares frios sul do brasil
Subida da Serra da Graciosa em Morretes, no Paraná

O Paraná também tem os seus encantos serranos no frio e Morretes talvez seja o principal. A cidade fica bem no caminho entre Curitiba e o litoral paranaense e é dona de uma estrada lindíssima para passeios de carro. Se você quiser, é possível pegar um trem que sai de Curitiba e vai até a cidade de Morretes, passeando pelas encostas da Serra do Mar, em um percurso com mais de 40 pontes e 13 túneis com direito a parada para um tradicional almoço!

4. Urubici

morro da igreja -vista para a pedra furada em urubici - santa catarina
A Pedra Furada vista do Morro da Igreja

E finalmente chegamos a Santa Catarina com alto estilo: direto na cidade de Urubici, que reúne em um pequeno município uma série de atrativos naturais para os amantes do frio. Lá você pode conhecer o tão famoso Morro da Igreja do qual se avista a Pedra Furada e um conjunto de montanhas fascinante! Um passeio na Cascata Véu da Noiva também é recomendado com uma queda d’água de 40 metros de altura.

Jamais deixe de visitar a Cascata do Avencal, de onde um rio deságua em um cânion belíssimo de mais de 100 metros de queda livre! Os aventureiros ainda podem arriscar um passeio de tirolesa no meio da fenda e ver a cascata por um ângulo privilegiado. O Morro do Campestre também merece a sua visita, mas exige um pouco de preparo físico.

5. Bom Jardim da Serra

bom jardim da serra em santa catarina -  cidade da serra do rio do rastro
A Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra

A cidade é dona simplesmente de uma das estradas mais bonitas do mundo, com mais de 280 curvas que é a da Serra do Rio do Rastro. A vista do seu topo é linda e é possível ver exatamente onde termina a Serra do Mar para o começo da Serra Geral, no planalto catarinense. Ali também é possível ver os quatis brincando nas montanhas e ainda comprar queijos, vinhos, doces e artesanato direto do mirante. Ah e a cidade também tem um parque eólico com os ‘ventiladores gigantes’ em meio ao planalto.

6. São Joaquim

neve em são joaquim, santa catarina - a cidade mais fria do brasil
Neve em São Joaquim – Santa Catarina

É neve que você procura? Então está na cidade certa. São Joaquim ganhou por diversas vezes o título de cidade mais fria do Brasil e sempre neva por lá no inverno – o que acaba atraindo milhares de turistas todos os anos. A cidade também é destaque no cultivo da maçã e na produção de vinhos de altitude. Que tal fazer uma visita guiada na Villa Francioni e degustar vinhos finos catarinenses ganhadores de prêmios internacionais?

7. Aparados da Serra

canion fortaleza nos aparados da serra - santa catarina e rio grande do sul - lugares frios para conhecer no brasil
Parque Nacional dos Aparados da Serra

O Parque Nacional dos Aparados da Serra fica bem na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e lá você vai poder conferir a beleza e a imponência dos cânions brasileiros. Do Cânion do Itaimbezinho, em Cambará do Sul, é possível ver as cachoeiras que deságuam no Rio do Boi em uma trilha que é possível percorrer em território catarinense. Isso, pois o topo das montanhas pertence ao Rio Grande do Sul e o vale à Santa Catarina. Incrível, não?

O que todos esses lugares têm em comum?

Todos os destinos citados estão no sul do país e têm seu foco no destino de inverno. O grande destaque de todos eles fica por conta da natureza e da estrutura de inverno para receber os visitantes. Todos possuem opções de boas hospedagens e com muito bom serviço e hospitalidade. O frio no sul do país é pra aquecer o seu coração!

Bônus: Florianópolis

Não, você não está enganado! Florianópolis está sim na lista de lugares frios no Brasil que você precisa conhecer! Isso, pois o clima da cidade nos meses de julho e agosto costuma ter temperaturas bem baixas e dependendo do ano, as mínimas chegam a 8ºC ao amanhecer. Além disso, a capital catarinense é ponto estratégico para se chegar aos principais pontos citados no texto, se você vem de avião para o sul.

Isso tudo sem contar na estrutura do Costão do Santinho para recebe-lo no inverno. O sistema all inclusive garante os melhores jantares com lareira e aquele vinho especial, além das piscinas aquecidas e o ofurô que todo mundo ama com vista para o mar.

Então já sabe: quando quiser vir conhecer os lugares frios no sul do país, o Costão do Santinho é a sua base de apoio com todo conforto em Floripa. Aqui, o inverno é quente!

Leave a Reply